REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE KART AMADOR PAULISTA KART
Da Definição de um Campeonato Kart Amador Indoor ou Campeonato Amador de Rental Kart.
1) Campeonato, por definição, é toda competição esportiva na qual o vencedor recebe o título de campeão.
2) PAULISTA KART organiza corridas de kart amador em formato de campeonato. PAULISTA KART CORUJÃO, Kart Amador noturno, assim apaixonados por automobilismo praticam seu hobbie em karts de locação.
3) As competições PAULISTA KART - Fórmula Aldeia, obedecerão calendário oficial do campeonato COPA ALDEIA, realizado pelo Kartódromo Internacional Aldeia da Serra.
Do Objetivo do Campeonato PAULISTA KART
A equipe PAULISTA KART (ANTIGA CDKA) é um grupo familiar, que promove competição de forma justa e limpa. Prezamos por respeito e segurança nas pistas para não prejudicar nenhum piloto. Estamos para competir com raça e determinação, mas é primordial para PAULISTA KART a amizade e cumplicidade entre o grupo. É um agrupamento de pessoas físicas que visam a organização e realização de um campeonato amador com objetivo de diversão.
Da Organização e contato com os responsáveis:
1) A comunicação entre pilotos e organização acontece através de e-mail: paulista_kart@yahoo.com e/ou pelo grupo que foi criado através do aplicativo Whatsapp.
2) O piloto devidamente inscrito no campeonato poderá ser adicionado, a seu pedido, no grupo de comunicação do campeonato pelo aplicativo Whatsapp.
3) A organização deve informar todos os pilotos através de e-mail e/ou whatsapp sobre as corridas, os procedimentos, as chamadas e horários de cada atividade que o piloto participa no kartódromo.
Das Inscrições:
1) Poderá se inscrever qualquer pessoa com, no mínimo, 14 anos de idade, interessada na prática do "Kartismo Amador" em um ambiente de amizade, respeito e cordialidade, e que se declara estar em plenas condições físicas e mentais para a prática do esporte.
2) O piloto, ao se inscrever na PAULISTA KART, atesta que está consultado por um médico que autorizou a prática do kartismo. Essa premissa, mesmo não documentada pelo piloto junto à organização, transfere toda a responsabilidade para o piloto em caso de qualquer tipo de evento sobre sua saúde, durante sua participação no campeonato.
3) As inscrições para a 4° temporada 2022/2023 do campeonato amador Corrida – PAULISTA KART ocorrem a partir de 12/07/2022.
4) O pagamento da inscrição deve ser feito através de PIX, Débito/Crédito ou transferência bancária (dados solicitar via email ou whatsapp).
Condições Gerais das Inscrições :
1) A inscrição é individual e intransferível;
2) A inscrição é realizada uma única vez por turno e tem validade para todas as etapas,conforme calendário Locais, Datas e Horários
3) Somente será considerado INSCRITO o piloto que preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO e, portanto, concordar com o REGULAMENTO GERAL.
4) Os dados preenchidos na FICHA DE INSCRIÇÃO são de uso exclusivo da Organização PAULISTA KART e não serão disponibilizados a terceiros.
5) O procedimento de inscrição, por si só, não garante a participação do requerente no campeonato PAULISTA KART 2022, pois a organização segue o critério de confirmação de inscrição mediante confirmação do pagamento;
6) Ao receber da organização PAULISTA KART confirmação da quitação da inscrição, o piloto estará ativo na TEMPORADA PAULISTA KART 2022/23.
7) INSCRITOS com idades entre 14 anos a 17 anos, 11 meses e 29 dias, completados até 31 de Dezembro de 2019 assumem estarem devidamente autorizados por seu responsável legal, isentando a organização da PAULISTA KART por quaisquer eventuais acontecimentos com o PILOTO ATIVO durante as etapas do campeonato. O responsável legal deverá ESTAR PRESENTE EM TODAS AS ETAPAS e assinar o “termo de responsabilidade”, em nome do menor, junto à administração do Kartódromo, em impresso disponibilizado pela secretaria do Kartódromo;
Do Número Total de Vagas por Etapa:
1) A Categoria PAULISTA KART terá o máximo de 25 Vagas por bateria.
2) A Categoria PAULISTA KART Fórmula Aldeia terá o máximo de 25 Vagas por bateria.
3) Para ter o direito de participar do campeonato, o piloto paga a reserva do dia antecipadamente. Para participar das etapas, o piloto paga cada etapa. Caso o piloto não participe de alguma(s) etapa(s), ao retornar ao campeonato, deverá pagar somente o valor da etapa de retorno (a PAULISTA KART não cobra mensalidade de etapa que o piloto não participar).
Do Calendário de 2022/2023:
O campeonato PAULISTA KART 2022/2023 obedece o calendário. Em caso de necessidade de alteração de datas, ou cancelamento de alguma etapa, a comunicação ocorrerá imediatamente.
ATENÇÃO! O CALENDÁRIO REFLETE AS DATAS RESERVADAS JUNTO AOS KARTÓDROMOS e pode sofrer alteração que, se ocorrer, será imediatamente comunicada.
Do Formato Campeonato de Duplas na Disputa de Cada Etapa:
1) A Categoria será disputada em 10 etapas, sendo:
2) O sorteio de karts se dará a cada etapa PAULISTA KART no momento do Briefing.
3) Haverá sorteio de Karts para cada piloto. (não poderá escolher o Kart, somente o que for sorteado, em caso de quebra, pode haver troca por um kart disponível). Quem trocar de kart na tomada de tempo, larga por último.
4) A organização da PAULISTA KART realizará um briefing (reunião entre pilotos e organizadores) em todas as etapas, sempre antes de iniciar as baterias; para isso, contamos com a pontualidade dos pilotos, evitando atrasos nas baterias;
5) Haverá conferência de peso do piloto após a bateria, dos 6 primeiros colocados (com equipamento e lastro extra opcional) em todas as etapas. Todos os Karts serão lastreados em 90 Kgs (Campeonato Corujão). Para Fórmula Aldeia, termos duas categorias: Master com Lastro em 85 Kg e Super com Lastro em 100 Kg.
Dos Critérios de Pontuação:
1) A classificação dos pilotos em cada etapa e o resultado geral do campeonato serão feitos com base no resultado oficial do kartódromo aplicado às regras do campeonato PAULISTA KART dispostas nesse regulamento;
2) Eventuais alterações de resultado da etapa ficarão a critério da organização mediante requerimento da parte interessada sustentado com fatos, dados e provas;
3) Será declarado CAMPEÃO o piloto que somar o maior número de pontos conforme a pontuação oficial do campeonato publicado;
4) No PAULISTA KART, todo piloto pontua em todas as etapas que participar desde que, no mínimo, complete 1 volta válida após a largada; porém, em caso
de exclusão da prova determinada pela Direção da Prova, o piloto desclassificado receberá 0 (zero) pontos e o resultado não poderá ser descartado;
5) O resultado das baterias de cada etapa será divulgado na FanPage e no grupo Whatsapp em até 72 horas após o término da etapa. Devido aos prazos de eventuais recursos das advertências e penalizações, os resultados poderão sofrer alterações em até 72h após a sua divulgação. As regras de Pontuações e Pontos Extras seguirão as tabelas e critérios abaixo:
6) Em todas as etapas regulares, os pilotos terão a oportunidade de agregar pontos extras que farão parte do TOTAL de pontos acumulados para efeito de classificação na Tabela de Classificação Geral, sendo.:
• VOLTA MAIS RÁPIDA NA CORRIDA (MV) = 1 PONTO
• POLE POSITION = 1 PONTO
• 100% de Frequência no Campeonato = 5 PONTOS
OBS: Pontuação Extra (Bonificação) não sofre alteração nas etapas de pontuação dobrada.
Das Penalizações:
1) As penalidades impostas aos pilotos se converterão em pontos e estes serão descontados da soma de pontos na Tabela de Classificação Geral e não farão parte de eventuais descartes futuros. A penalidade em pontos, independe de penalidades em tempo que podem ser aplicadas pela direção de prova, ainda durante a prova ou na folha de classificação oficial do kartódromo.
Pontos por penalizações : -2 PONTOS
Dos Descartes :
1) O piloto poderá descartar os piores resultados obtidos em participação das ETAPAS do Campeonato da seguinte forma:
- CORUJÃO = Não tem descarte.
- Fórmula Aldeia = Copa Verão = Sem Descartes / Copa Aldeia = 1 descarte, entre 1ª e 5ª Etapas e 1 descarte, entre 6ª e 10ª Etapas.
Da Classificação Geral de Pilotos e Definição dos Campeões:
1) A CLASSIFICAÇÃO DOS PILOTOS EM CADA ETAPA E O RESULTADO GERAL DO CAMPEONATO SERÃO CALCULADOS COM BASE NO RESULTADO OFICIAL DO KARTÓDROMO APLICADO ÀS REGRAS DO CAMPEONATO CDKA DISPOSTAS NESSE REGULAMENTO;
2) Será declarado CAMPEÃO o piloto que somar o maior número de pontos conforme a pontuação oficial do campeonato;
3) Em caso de EMPATE em números de pontos, já aplicadas as regras de descartes, pontos extras e desconto de pontos de penalização, a PAULISTA KART aplicará as seguintes regras para o DESEMPATE: Caso dois ou mais pilotos terminem o campeonato (1ª a 10ª etapas) com a mesma pontuação, o critério de desempate será o maior número de 1º, 2º e 3º lugares. Se o empate persistir, valerá o critério de maior frequência nas etapas da temporada PAULISTA KART. Persistindo o empate, será considerado CAMPEÃO o piloto com maior número de 4º, 5º e 6º lugares e assim sucessivamente até o desempate. Caso o empate ainda persista, serão considerados como CAMPEÕES os pilotos que tiverem o mesmo resultado final depois de aplicado cada um dos critérios estabelecidos.
Da Troca de Kart :
1) Durante o Campeonato, da 1ª à 10ª Etapa, a troca de Kart será livre, porém, os pilotos deverão observar o seguinte procedimento de troca:
a) Quando durante a tomada de tempo o piloto observar algum problema mecânico;
b) Quando a troca for realizada após a largada, o piloto pode escolher o kart da vez, que estiver na fila à disposição dentro dos boxes;
c) A troca de kart obedecerá a ordem de entrada do piloto na área de box. Durante o procedimento de troca de kart, não será aceita disputa de posição na área dos boxes nem excesso de velocidade ou manobra dentro dos boxes, será devidamente punidos, sendo retirados 2 pontos dentro da tabela geral de pontuação.
Da Formação, Procedimentos e Disputa das Baterias:
1) Assinar termo de responsabilidade na recepção do Kartódromo
2) Se dirigir a equipe de apoio para confirmar presença e baixa de pagamento da Etapa.
3) Na etapa, a bateria é confirmada no box, durante a chamada dos pilotos pela organização. Em seguida, a organização realiza o briefing, pesagem dos pilotos, sorteio dos karts e liberação dos pilotos para ocuparem os karts;
4) Os karts serão lastreados pelos fiscais de box do kartódromo conforme anotações da pesagem pela organização do PAULISTA KART (O piloto poderá utilizar lastro próprio para atingir ou completar o peso mínimo da sua categoria);
5) As baterias serão formadas com, no mínimo, 10 karts e, no máximo, 25 karts por bateria;
6) Ocorrendo de uma categoria (ou parte dela) não atingir o mínimo de 10 pilotos para a etapa, a mesma será adicionada à bateria de outra categoria/equipe com uma identificação visual nos karts ou nos pilotos;
7) O piloto receberá a pontuação de acordo com a ordem de chegada da sua Categoria, independente da posição na Classificação Geral da Bateria. Portanto, os resultados considerarão como se as categorias tivessem corrido separadamente; As premiações e pódios ocorrerão separadamente, por categoria/equipe;
8) Todas as categorias correm em baterias com 5 minutos de reconhecimento de pista e classificação para a largada, 5 minutos de formação do grid e 20 minutos de corrida. Eventuais atrasos ou alteração desses tempos serão de responsabilidade exclusiva do kartódromo que pode enfrentar situações adversas que obriguem tal alteração (ex: falta de energia elétrica);
9) O piloto é obrigado a assumir um kart devidamente equipado para a corrida. Entende-se por equipamento do piloto: a) Capacete (uso opcional da balaclava), b) Macacão, c) Luvas que cubram todas as partes das mãos e dedos, d) Calçado FECHADO e apropriado para a prática do esporte. O piloto pode utilizar os equipamentos alugados, cedidos ou emprestados pelo kartódromo a critério do próprio piloto em acordo diretamente com o kartódromo.
10) O piloto poderá utilizar câmera para filmar sua corrida. Por parte da Organização do PAULISTA KART, o uso é livre. Os kartódromos tem regras diferentes em relação à permissão de fixar câmeras nos karts e o piloto deve se informar para agir conforme as regras do kartódromo. Recomendamos que aparelhos não sejam instalados no kart, inclusive pela perda de tempo principalmente em caso de troca de kart;
11) A utilização dos equipamentos de segurança é de inteira responsabilidade do piloto e qualquer acidente ou incidente que envolva esses equipamentos é de inteira e exclusiva responsabilidade do próprio piloto que assume, inclusive, as ocorrências e respectivas consequências a terceiros. O PAULISTA KART não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais danos ou acidentes com os mesmos;
12) Os motores dos karts serão acionados pelos fiscais de box do kartódromo e, quando liberados, os pilotos deverão conduzir o kart em fila com velocidade reduzida para a saída dos boxes;
13) Ao assumir um kart, o piloto assume todo e qualquer risco e/ou responsabilidade por acidente em que se envolva ou seja envolvido, eximindo o kartódromo e a organização do campeonato de qualquer responsabilidade civil ou penal decorrente do fato;
14) Após a liberação de acesso à pista, os pilotos terão 5 minutos para realizar o reconhecimento do traçado e classificação para formação do grid de largada. Em caso de interrupção do treino, os fiscais de pista sinalizarão com luz ou bandeira vermelha. Havendo necessidade de nova tomada de tempo, será utilizado o tempo restante do treino classificatório ou uma parte do tempo da corrida;
15) A direção de prova indicará o término da classificação, a seu critério, sinalizando com luz e/ou bandeira vermelhas ou bandeira quadriculada. Nesse momento, todos os pilotos devem diminuir a velocidade e parar o kart no início da reta de largada, conforme indicação dos ficais de pista do kartódromo;
16) Na pista, os pilotos serão orientados pelos fiscais de pista para ocuparem as respectivas posições no grid de largada; a) O piloto que estiver na área dos boxes ao término da fase classificatória deverá largar do box e somente após a passagem do último colocado no grid de largada, quando o fiscal do PAULISTA KART sinalizará sua liberação. Caso mais de um piloto se encontre nessa situação, estes deverão se posicionar em fila indiana;
17) A formação do grid para largada é de única e total responsabilidade do kartódromo. Os fiscais de pista do Kartódromo receberão as posições de classificação do grid, após a tomada de tempo, fornecida pela direção de prova do kartódromo e então procederão o alinhamento dos karts para a largada da prova;
18) Preferencialmente, o grid de largada será formado em fila de dois karts parados lado a lado. Nas situações climáticas que possam oferecer risco à segurança dos pilotos e fiscais de pista, o procedimento de largada será em fila indiana, com os karts em movimento ou parados,
mediante decisão da Organização do PAULISTA KART junto à Direção da Prova;
19) A largada será dada a critério da direção da prova, através de luz ou bandeira verdes;
a) Em caso de bandeira vermelha durante a primeira volta, o grid de largada deverá ser realinhado;
b) Em caso de bandeira vermelha após a primeira volta completada, a relargada será autorizada em fila indiana conforme colocação das posições na volta anterior à paralisação da prova;
c) O tempo de paralisação não interrompe o tempo da prova;
20) A prova pode ser interrompida por problemas meteorológicos, por acidentes, por falha do sistema de monitoramento ou por qualquer outro motivo que exponha pilotos e fiscais a riscos de acidentes. Após a correção do problema ou situação climática favorável, a prova recomeçará de onde parou, com o tempo restante do tempo total da bateria;
a) O piloto aceita a possibilidade de encerramento da bateria antes do tempo previsto, caso a direção de prova assim determine;
21) Em caso de paralisação da corrida por bandeira vermelha que impossibilite a sua retomada, a etapa poderá ser considerada encerrada, a critério da organização, com a possibilidade de atribuição parcial de pontos conforme ordem da classificação oficial do kartódromo até a volta anterior à interrupção; a) O tempo faltante para término da prova não será reposto;
22) Ao final da corrida, os pilotos devem dar uma volta em velocidade reduzida até a entrada dos boxes e conduzir o kart até o ponto de estacionamento indicado pelos fiscais de box, que desligarão o motor dos karts;
23) Nenhum convidado poderá somar pontos para o Campeonato PAULISTA KART;
Das ETAPAS ESPECIAIS de 2022:
1) Ao longo de 2022/2023 o PAULISTA KART realizará algumas ETAPAS ESPECIAIS que terão regras específicas de formação de bateria, formato das provas, pontuações/penalizações e premiações exclusivas, que não serão somadas ou incorporadas ao Campeonato PAULISTA KART 2022/2023;
Das PREMIAÇÕES:
1) Além de premiar com troféu os 6 primeiros colocados de cada categoria em cada etapa, o PAULISTA KART premiará CAMPEÃO E VICE-CAMPEÃO na categoria CORUJÃO e o CAMPEÃO na categoria FÓRMULA ALDEIA.
RECOMENDAÇÕES GERAIS:
1) É sugerido ao piloto o uso de colete protetor de costelas, protetor cervical e balaclava, entre outros dispositivos que o piloto queira ou precise utilizar para sua segurança;
2) É recomendado ao piloto que acesse as informações do kartódromo onde será disputada cada etapa para se inteirar das normas e procedimentos no local, inclusive em relação aos karts, pois somente o piloto é responsável pelos seus atos nas dependências de cada kartódromo;
3) Não é recomendado aos pilotos o consumo de bebida alcoólica antes da realização das provas. Os pilotos que desrespeitarem essa norma e se excederem dentro do evento sofrerão penalização administrativa a critério da organização.
Dos Meios Oficiais de Comunicação entre Organização e Pilotos:
1) São meios oficiais de comunicação do campeonato Corrida de Duplas de kart amador, o endereço na internet http://www.paulistakart.com.br e o email: paulista_kart@yahoo.com;
2) Fica vetada a divulgação de outros campeonatos no site e em redes sociais de responsabilidade da PAULISTA KART
Dos Registros Oficiais das Etapas do Campeonato PAULISTA KART 2022/2023:
1) Durante a realização das etapas, a organização do PAULISTA KART disponibiliza o serviço de um fotógrafo para registro das imagens nos boxes e na pista, sem nenhum custo adicional para os pilotos e visitantes. Essas imagens serão disponibilizadas no site oficial do PAULISTA KART e poderão ser utilizadas desde que devidamente caracterizadas como do campeonato PAULISTA KART. Entretanto, o serviço de fotógrafo pode deixar de ocorrer em quaisquer etapas que a organização decidir ou precisar, sem prévia comunicação. O piloto somente poderá usar a marca PAULISTA KART mediante autorização dos organizadores do PAULISTA KART;
2) AO PAULISTA KART reserva-se o direito de alterar ou retirar as imagens que contenham propaganda ou publicidade de empresas que não participam do PAULISTA KART;
a) Os pilotos que tiverem patrocínios ou apoio de outros campeonatos, empresas ou organizações não poderão realizar divulgações, exposições ou promoções durante a realização da etapa do PAULISTA KART, exceto se devidamente solicitada e aprovada junto à organização. Será aceita apenas a divulgação de marca veiculada através de imagens fixadas nos macacões e capacetes;
3) Ao inscrever-se no campeonato PAULISTA KART, o piloto concorda e autoriza a organização PAULISTA KART a utilizar sua imagem capturada nas etapas, nos conteúdos de registro e divulgação do campeonato.
Taxa de Cancelamento (Campeonatos)
O PAULISTA KART tem oferecido aos seus clientes e associados campeonatos organizados, oferecendo uma estrutura de regulamentos, premiações, equipe de trabalho e mídia.
Em virtude disso todos os seus eventos recebem uma demanda de inscrições por parte de pilotos, ao qual somos muito gratos e retribuímos com o máximo de nosso trabalho afim de atender a todas as expectativas por parte de quem vem participar das competições. E assim tem sido.
Como é de praxe em qualquer organização de evento, existem despesas e custos a serem absorvidos pela organização que são arcados bem antes do início do evento e que envolvem especialmente toda a logística e gestão financeira e estrutural dos pilotos inscritos, consequente expectativa e administração dessa demanda.
Diante deste cenário administrativo, nota-se que as desistências de pilotos que se inscreveram em nossos eventos abertos, sendo estas em sua absoluta maioria sem justificativas plausíveis que encontrem argumentos satisfatórios, tem causado sérios transtornos e até mesmo prejuízos financeiros à organização dos eventos e aos kartódromos.
Apenas para ilustrar de modo mais prático, para cada desistência de piloto inscrito num evento aberto existe todo um trabalho de convocação de piloto, remanejamento de listas, publicação de páginas em websites e, obviamente, todo o tempo perdido com essa administração, que gera custos e nos tira a possibilidade de atuar em prol do evento em si.
Considerando que o piloto teria um grande prejuízo caso o PAULISTA KART desistisse de fazer o evento, entendemos que o PAULISTA KART também tem prejuízos quando um piloto desiste de participar do mesmo evento.
Diante do explicado, e completamente pautados na legislação brasileira, informamos a todos os nossos clientes e público em geral que a partir de 2022/2023 o PAULISTA KART passará a cobrar uma TAXA DE CANCELAMENTO DE R$ 70,00 dos pilotos inscritos e que resolverem desistir de participar do evento, seja por qual motivo for, exceto o cancelamento for realizado dentro dos 7 dias previstos pelo CDC, que contam a partir da data da inscrição realizada.
Essa taxa, que é pequena perto dos transtornos causados pelas desistências, será utilizada para pagar o trabalho administrativo e todas as demais taxas. O que sobrar poderá eventualmente ser utilizado em prol do evento.
E ainda, considerando que os fornecedores e kartódromos são pagos com antecedência ao evento, não serão realizadas devoluções de pagamentos para desistências realizadas com menos de uma semana do início do evento.
Do Conteúdo deste Regulamento:
1) TODO PILOTO INSCRITO EM QUALQUER CATEGORIA DO CAMPEONATO PAULISTA KART ATESTA QUE ESTÁ CIENTE DE TODO O REGULAMENTO AQUI DESCRITO E ACEITA TODAS AS NORMAS IMPOSTAS PARA A TEMPORADA;
2) O PAULISTA KART reserva-se ao direito de atualizar ou alterar este regulamento a qualquer tempo e com a devida comunicação a todos os pilotos inscritos na temporada, através de e-mail oficial do PAULISTA KART e também publicação no site oficial do campeonato;
3) O presente regulamento foi elaborado pela organização do PAULISTA KART.